sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Fazer pesquisas no Google está a dar cabo das nossas memórias


Ter todas as informações do mundo na ponta dos dedos, com acesso imediato, tira muita pressão ao nosso cérebro para se relembrar dos factos mais básicos e simples. Assim, e segundo uma pesquisa da empresa de segurança online Kaspersky Lab, a facilidade com que encontramos respostas em motores de busca como o Google está a dar cabo das nossas memórias.

"Procurar informações online, em vez de as tentarmos relembrar por nós próprios, torna-nos pensadores superficiais", explicou ao Quartz Maria Wimber, professora da escola de psicologia da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, e responsável pelo estudo. "Repetir a informação de forma passiva, ao procurá-la na internet, por exemplo, não nos cria um rasto de memória sólido", continuou.

O estudo questionou um grupo de 6.000 homens e mulheres com mais de 16 anos do Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Espanha e Benelux, no início do ano, para perceber como a tecnologia impactava as suas memórias. Assim, 36% destes admitiram procurar respostas online antes de tentar lembrar-se dos factos, sendo que 24% acrescentaram que se esquecerão, imediatamente, dos factos pesquisados.

O estudo diz-nos que estamos a esquecer-nos de mais coisas: das direcções para um restaurante, por exemplo, de nomes de actores e actrizes ou até de quem ganhou o último Mundial de Futebol.

A grande maioria dos pais questionados não sabia de cor o número de telefone dos seus filhos – ou da escola dos seus filhos. Finalmente, quase todos os questionados admitiu sentir-se em pânico sempre que perdem os seus telemóveis ou computadores.

http://greensavers.sapo.pt/2015/10/08/fazer-pesquisas-no-google-esta-a-dar-cabo-das-nossas-memorias/

Sem comentários:

Enviar um comentário